sábado, 16 de maio de 2015

HEXAGRAMA 38 - K'UEI / A OPOSIÇÃO

The I-Ching Tarot by Cheung Kwong Yin


Divergências de opinião e de sentimentos criam enfrentamentos e retardos. Mas o confronto será útil.
Um não deve dominar o outro, mas ser seu complemento.
Haverá progresso, mesmo que demore.
Conservar a identidade é sabedoria.


"Oposição descreve uma situação em que as pessoas tomam direções opostas, devido à incompreensão. Tanto podemos compreender erradamente o Sábio, o Destino, o sentido da vida, a ordem cósmica de valores, a nós mesmos ou aos outros como os outros também podem errar no seu julgamento a nosso respeito.
Em se tratando do I Ching, as pessoas seguem falsos caminhos e se opõem à verdade não por serem teimosas ou más, mas devido a uma compreensão errada da verdade. Elas percebem que seguir a verdade as conduzirá a dificuldades, de maneira que adotam uma atitude incorrigível em relação a seguirem o bem; não percebem que somente trilhando o caminho da verdade e do bem alcançarão o que realmente procuram.
Tais incompreensões ocorrem quando nos concentramos unicamente nos fatores externos de uma situação. Podemos imaginar todo tipo de motivos pelos quais uma coisa "não funciona" sem perceber que pensamentos negativos bloqueiam o sucesso por que ansiamos. Se apenas nos libertarmos de tais estados de espírito, reabriremos a porta para o êxito."

"Em épocas de oposição, as situações não podem ser corrigidas através de ataques frontais e bruscos, sedução ou persuasão. O esforço apenas intensifica a desconfiança. De fato, precisamos desligar-nos, seguir nosso caminho com dignidade e confiar no poder da verdade, a qual penetrará suavemente na questão."

"... não devemos nos punir pela incompreensão. Ao nos defrontarmos com nossa ignorância e arrogância, podemos nos tornar humildes e alcançar a verdadeira compreensão. A incompreensão é o prelúdio da compreensão. Assim como o Sábio nos dá espaço para compreendermos, precisamos dar a nós mesmos e aos outros um espaço para errar. Então, quando a luz da verdade finalmente romper as trevas da incompreensão, surgem a compreensão e a iluminação."


Fontes: Dados Chineses da Sorte - Nova Cultural 1985
Guia do I Ching  de Carol K. Anthony - Ed. Nova Fronteira - 2ª edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!