segunda-feira, 13 de outubro de 2014

HEXAGRAMAS 42 - ( I - O ACRÉSCIMO ) E 63 ( CHI CHI - APÓS A CONCLUSÃO)

HEXAGRAMA 42
Estamos sendo ajudados; portanto, devemos manter 
o coração firme, livre de desejo.
É importante não descuidar dos momentos de crescimento.
A melhora é tanto material quanto espiritual.
Ajude àqueles que precisam crescer; elevando os outros também nos elevamos.
A árvore que cresce sempre dá bons frutos.


Aumento significa que agora estamos numa fase de poderoso movimento na direção do progresso. Estamos sendo ajudados pelo Poder Superior. Esta ajuda nos coloca numa posição de força e nos infunde o sentimento de independência interior e exterior. Seguindo nosso caminho, encontramos uma dose de segurança interior e paz. O progresso chega fácil, se comparado a épocas anteriores, em que havia obstrução e diminuição.  Agora, entretanto, precisamos ser ainda mais conscienciosos, pois a fase é similar a "Após a conclusão" (Hexagrama 63*), quando o descuido, a lassitude e a indiferença impregnam nossa atitude. Somos lembrados que a fase de aumento não perdura, que devemos, portanto, manter a atitude firme de seguir em frente, de fortalecer a independência interior.
Durante a época de aumento, somos capazes de influenciar os outros, desde que nossa atitude seja correta. "Utilizamos" esta época, quando renovamos nossa humildade, continuamos perceptivos e insistimos em "seguir em frente".
Este hexagrama também afirma que o sacrifício por parte "daqueles situados ao alto" encerra benefícios para os que estão em posições inferiores. Ao ficarmos livres de pressões interiores, tendemos à intolerância, a medir impacientemente os progressos alheios. 
Pouco importa o quanto nos sintamos independentes, sempre teremos que resgatar aqueles por quem somos responsáveis, Embora regatá-los signifique que os deixemos seguir o próprio caminho, continuamos mantendo a mente aberta e sacrificando qualquer tentação de eliminá-los mentalmente, como pessoas incorrigíveis. A fim de ajudar os outros, devemos sacrificar quaisquer sentimentos de alienação ou de ressentimento, por pior que eles se portem. Durante tais fases, devemos refletir sobre até onde teríamos chegado em nosso caminho, não fosse a ajuda, lealdade e mente aberta do Sábio.

***
HEXAGRAMA 63
Sobre reconsiderar, e outros pensamentos instáveis
O sucesso está no seu ponto culminante,
Mas, por isso mesmo, toda ação se torna mais difícil.
É preciso prestar atenção para que
nenhum pequeno detalhe esquecido
perturbe o equilíbrio e a estabilidade alcançada.
Cautela.

Ao começo, boa fortuna; ao final, desordem. Mostramos-nos firmes em seguir nosso caminho, porém agora que a situação melhorou, reconsideramos: 
"Não haverá um meio mais fácil de conduzir a vida?". 
"Não fomos demasiado duros afastando-nos de alguém, demasiados exigentes em esperar que ele fosse correto conosco ou demasiado tolerantes em seguir o caminho da não-ação?"
"Se eu permanecer apegado a meus princípios, isto não afastará os outros?"
Este questionamento é a primeira semente de decadência que se segue  a um período de paciente perseverança. Através do questionamento, o ego mantém a liderança. Precisamos reconhecer tal fato e resistir ao seu ressurgimento.
Quando nos perguntamos se fomos demasiados duros, devemos observar que não temos o direito de ajudar os outros a evitarem o difícil processo de aprendizado. Tal questionamento implica que assumimos uma atitude de magnificência, quando nos situamos no lugar de Deus para decidir sobre destinos alheios. Não devemos interrogar-nos se fomos demasiado duros ou demasiado brandos; tampouco se devemos fazer algo,  seja relaxando com antigos hábitos de dependência ou agindo de maneira hostil para restabelecer a distância correta. Não nos cabe adotar quaisquer atitudes especiais só porque um dia elas pareceram influenciar os outros para uma mudança. Também não devemos temer que as pessoas se equivoquem conosco. Basta que nos relacionemos sinceramente com cada situação da maneira como ela se apresentar, entregando tudo ao Destino.


Fonte texto e imagem: 
Dados Chineses da Sorte (Ed. Nova Cultural 1985)  -  O Guia do I Ching de Carol K. Anthony - Ed. Nova Fronteira
The I Ching Pack by Anthony Clark e  Richard Gill


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!