quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ganesha Chaturthi: 29 de Agosto - Aniversário de Ganesha - Invocação a Ganesha

O grande festival de Ganesha, também conhecido como 'Vinayak Chaturthi' ou 'Vinayaka Chavithi' é celebrado ao redor do mundo como o aniversário de Senhor Ganesha.
Este festival ocorre durante o mês de Bhadra (meados de Agosto e Setembro) e é o mais grandioso e elaborado de todos, especialmente no estado ocidental da Índia de Maharashtra, onde dura 10 dias, encerrando no dia de 'Ananta Chaturdashi', neste ano de 2014 esta data é celebrada no dia 29.



































Saiba um pouco mais:

Shiva é o terceiro deus da Trindade Hinduísta.  
Conta-se que Brahma criou o Universo; Vishnu o sustentou por um dia de Brahma (4 trilhões de anos terrestres) e no seu término, Shiva o destruiu para que pudesse ser novamente criado (criando a ideia de renovação cíclica da vida).
Dentro das inúmeras formas que Shiva se transforma, talvez a mais conhecida é como Nataraja, o Dançarino Cósmico: 
O Senhor do Conhecimento, o Senhor da Morte e da Destruição, pois a seu cargo está a recriação do mundo após a destruição.
A consorte de Shiva é a deusa Devi ou Parvati, benigna e generosa é a deusa da energia vital que em suas manifestações se apresenta também como Kali ou Durga.
Diz a lenda que um dia Shiva partiu para guerra sem saber que sua esposa Parvati estava grávida. Após muitos anos Shiva retorna vencedor e ao aproximar-se do seu palácio vê um belo jovem e confundindo-o como inimigo acaba por decapitá-lo. 
Parvati fica inconformada por Shiva ter matado seu próprio filho. 
Para consolá-la e fazer reviver o filho, substitui sua por uma cabeça de elefante, a primeira criatura que viu. 
Mais inconformada ainda ficou Parvati ao ver o filho naquela forma grotesca. 
Então, ela profetizou que seu filho Ganesha, seria infinitivamente o deus mais venerado e amado e reverenciado antes de qualquer cerimônia ou ritual.
E realmente esse doce e gentil deus é um dos mais populares da Índia. É sempre invocado nas celebrações de nascimentos, casamentos, em início de viagens, como também pelos estudantes, mas principalmente nos empreendimentos profissionais e financeiros.
Ganesha, “o Senhor de todos os seres” em sânscrito, tem sempre nas suas imagens um dos pés levantado e o outro no chão, pois ao sábio é necessária a elevação, mas sem perder a humildade. Aos seus pés há também um rato, simbolizando a capacidade do homem de dominar seus desejos. A machadinha em suas mãos simboliza não só o desapego, mas também justiça. Uma de suas presas quebradas demonstra a imperfeição e o fato de já ter superado a luta dos opostos, do bem e do mal, da alegria e da tristeza, da vida e da morte. A barriga grande indica que Ganesha já digeriu o conhecimento e os obstáculos. 
Por isso ele é conhecido como o removedor de obstáculos.

Ao olhar a imagem de Ganesha, deve-se compreender a sua simbologia, ou seja a evolução do homem no caminho da divindade. Assim “o cortar da cabeça” representa  a liberação de velhos padrões, antigos ciclos na busca do “novo”. 
Como Parvati representa a energia vital da criação e da matéria e com receio de desagradá-la, Shiva tratou de rapidamente reabilitar a vida do filho colocando-lhe uma nova cabeça (de elefante que simboliza a imortalidade).
Em nossas vidas, também, para atrairmos “a boa sorte” de novas e boas energias é necessário, antes de qualquer coisa, romper com o “velho”, com os obstáculos, limites e falsos conceitos que são as barreiras que impedem a magnetização de energias que manifestam consequentemente, novas oportunidades.
Que Ganesha traga “A BOA SORTE” para todos nós e para nossos projetos e ideais.


INVOCAÇÃO

Ganesha, Ganesha, Ganesha,
meu Bom e Amado Ganesha,
Deus da Simpatia e da Graça,
que a Vossa Bondade se estenda no meu lar.
Ganesha, Ganesha, Ganesha,
meu Bom e Amado Ganesha,
Deus da Simpatia e da Graça,
que a Vossa Boa Sorte brinde a minha vida.
Ganesha, Ganesha, Ganesha,
meu Bom e Amado Ganesha,
Deus da Simpatia e da Graça,
Peço-vos agora a Boa Sorte (fazer seus pedidos)
Ganesha, Ganesha, Ganesha,
meu Bom e Amado Ganesha,
Deus da Simpatia e da Graça,
meus pedidos abençoastes com a Boa Sorte.
Agora só me resta realizá-los na alegria, em paz e com felicidade.

Obrigado meu Bom e Amado Ganesha,
Deus da Simpatia e da Graça.

OM NAMAH SHIVAYA - GANESHA NAMAH
OM SHIRI GAM - OM SHIRI GAM - OM SHIRI GAM
OM NAMAH SHIVAYA


Fonte Carmen Balhestero e Heloísa Lassálvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!