domingo, 15 de dezembro de 2013

ARCANO XX - O JULGAMENTO

O Julgamento é a lâmina das possibilidades novas. 
Ela permite sentir-se um novo ser num mundo novo...

Descrição:
Um anjo envolto numa nuvem azul toca um trompete de ouro. Dois personagens nus, de mãos postas, parecem sair da terra; olham para uma criança que à sua frente está saindo de um túmulo.

Simbolismo:
Por uma dupla ação ( 2 vezes 10 ), o número Vinte anuncia a renovação e a ressurreição.
As influências conjugadas de Mercúrio e Urano aceleram o movimento, as mudanças bruscas e conduzem a transtornos imprevistos.
Uma aceleração das ações, uma elevação para as realidades são prenunciadas pelo anjo, guardião que vela sobre o mundo.
Como um mensageiro, ele toca um trompete de ouro em sinal de advertência, buscando despertar nossa consciência.
Com a mão esquerda, apresenta uma flâmula na qual se destaca o contorno de uma cruz, para marcar seu poder que se estende aos quatro pontos cardeais do mundo.
Atrás da nuvem azul, anúncio de espiritualidade e fecundidade, longos raios de sol manifestam suas influências ativas e intuitivas.
Mãos postas em sinal de fé e inspiração, um homem e uma mulher parecem sair da terra: eles estão nus, isto é, despojados de seu passado. Estão diante de uma criança, imagem de pureza e inocência, que sai de um túmulo.
Assim, aparecem em plena claridade todos os desejos reprimidos, tudo o que estava enterrado nos recônditos mais profundos da consciência.
Não temos aqui um "juízo final" a temer, mas efetivamente um despertar para a vida. A ressurreição vai permitir uma nova transcendência...
A consciência se liberta.
O homem deixa as trevas para viver num novo mundo.

Fonte: ABC do Tarô - Colette H. Silvestre - Círculo do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!