domingo, 1 de dezembro de 2013

2014: ANO REGIDO POR XANGÔ E IANSÃ



O ano de 2014 será regido por Júpiter, o planeta da prosperidade e da fartura. O ano novo que se avizinha predispõe ao trabalho comunitário, um maior engajamento pessoal na busca e compreensão da religiosidade e favorece a mobilização das consciências contra movimentos de intolerância religiosa. Sendo na esfera astrológica o ano regido por Júpiter, na particularidade dos orixás a regência será de Xangô e Iansã, e carmicamente permanece a ação de Obaluaê que foi o regente de 2013. Há que se considerar que independente do orixá regente, todos os orixás atuam sempre e, especialmente EXU, que é o eterno movimento no Cosmo. Júpiter é um planeta de diplomacia e boa vontade. A promessa de que um ano regido por Júpiter seja um ano de abundância e expansão é fantasiosa se for interpretado pelo lado material. Xangô propicia um melhor perceber-se e perceber o outro, melhorando o diálogo inter e intrarreligioso. É o ano de 2014 de muita mobilização na esfera de busca dos direitos e igualdade, notadamente contra a intolerância religiosa. Como Xangô estará com sua irradiação magnética bastante acentuada em 2014, todos os que buscam o mundo espiritual e sagrado devem ter consciência da Lei de Causa e Efeito, pois podemos mudar as causas e não termos o efeito esperado, notadamente se não respeitamos o livre arbítrio do outro, interferindo em seu campo energético. Ou seja, o efeito de retorno estará mais intenso e o uso da magia requererá muita responsabilidade de quem busca e de quem aplica os cerimoniais religiosos de invocação, rezas, encantamentos e imprecações mágicas. Quanto a Umbanda, o ano favorece a mobilização das comunidades entre si, os seminários e congressos, bem como a elaboração consensual de diretrizes básicas do que seja a Umbanda, respeitando-se a diversidade, mantendo-se a liberdade rito litúrgica de cada centro, sem codificação. Ou seja, esta busca de diretrizes básicas -- uma "carta magna" de Umbanda -- parte de dentro, das comunidades de terreiro e lideranças religiosas, que sob os auspícios vibratórios de Xangô, encontrarão receptividade da maioria do povo de Umbanda, exaurido pela persistente intolerância religiosa contra os terreiros, legitimando iniciativas de união que objetivem dar maior seriedade e melhor visibilidade a religião, fortalecendo a Umbanda frente a sociedade laica e minimizando a intolerância religiosa de outros cultos que demonizam nossa religião.
Muita paz, saúde, força e união.
Muito axé.
Norberto Peixoto.

Mais em:
http://www.triangulodafraternidade.com/2013/11/orixas-regentes-de-2014-o-que-esperar.html#more

Sobre Júpiter


Sobre Xangô: Lendas de Xangô e







Sobre Iansã:
Orixá Iansã e
Lendas de Iansã



6 comentários:

  1. Bom dia. 2013 foi regido por Iemanjá e Ogum, segundo diversas fontes divulgadas na imprensa. Como o senhor disse que foi regido por Obaluayê ? Muda de acordo com o tipo da afroreligiao? Gostaria de entender isto. Desde já agradeço a explicaçao. Fenomenal 2014 para nós todos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Soraia e eu não disse nada, apenas postei o vídeo no meu blog.

      Particularmente creio que a regência de um ano deve-se muito mais ao Orixá que responde à esta questão quando consultado num jogo de búzios, do que estes que seguem o dia da semana em que o ano começa para designar qual será o orixá regente.
      Bom, pelo menos é assim que me explicaram.
      Então, para resumir, eu não sei se realmente a regência de 2014 será de Xangô simplesmente pelo fato de o ano começar numa quarta-feira.
      De toda forma espero que seja um ano bom para todos nós.

      Felicidades!

      Excluir
    2. Não sei da onde ele tirou essas coisas, mas tudo bem. vamos lá o ano de 2013, foi regido por xango e yansa pelo dia da semana ou seja terça-feira, 2014 vai ser o ano de xapana e obá, pois começa na quarta feira é bem simples, sou do rio grande do sul, e aqui como em toda a região sul, o dono do ano sempre estara de acordo com o dia da semana, segunda bará, terça xango, quarta xapana, quinta ogum, sexta yemanja, sabado oxum, domingo oxala. depois vem seu adjuntos ou seja o orixa secunda rio da semana (que responde junto), segunda bara com yemanja,terça xango com yansa, quarta xapana com obá, quinta ogum com obá ou yansa, sexta yemanja com odé e otim, sabado oxmum com oxala, domingo oxala com yemanja. pelo menos foi assim que eu aprendi espero ter ajudado abraços

      Excluir
    3. bom pelo que aprendi o regente do ano sempre sera de acordo com o dia da semana, ou seja segunda bará, terça xango, quarta xapana, quinta ogum, sexta yemanja, sabado oxum, domingo oxalá, ai depois vem os orixas que respondem junto. segunda bara com yemanja, terça xango com yansa, quarta xapana com obá, quinta ogum com yansa ou obá (depende do número que cair), sexta yemanja com odé e otim, sabado oxum com oxalá, domingo oxalá com yemanja. eu sou do rio grande do sul e aqui e em toda a região sul nos que praticamos o batuque religião de matriz africana (também denominda como nação pois vieram de muitos lugares da africa como oyo, jeje, ijexa, nago e etc....). ou seja 2013 foi regido por xango e yansa e 2014 será de xapana com obá é só presquisar um pouquinho e verás que estou certo. espero ter ajudado abraços.

      Excluir
  2. Concordo c vc orestes consultei c meu pai de santo e o ano de 2014 sera de xapana e oba. ...um otimo ano a todos

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriela.

    O texto não é meu e sim de Norberto Peixoto, conforme está creditado no final da postagem, portanto não tenho como acrescentar nada ao mesmo.


    Abraços,

    Soraia;

    ResponderExcluir

Boas vindas!