domingo, 4 de agosto de 2013

TEMPO / IROKO

Tempo tá embriagado,
Quem mandou Tempo beber...
Aê,aê,aê,
Quem mandou Tempo beber!(*)

(*)Kitembo, quando bebe, muda o tempo, já que ele rege as estações do ano e o clima.
Se bebe muito, muitas vezes o tempo irá mudar, trazendo sol forte, ventos, pouca ou muita chuva etc.
Nas lendas deste nkisi, o ato de beber significa que Kitembo está brincando, falando, dançando, rodopiando e, fingindo-se de bêbado.


Tempo não tem casa
Tempo mora na rua
A morada de Tempo
é o Sol
é o Sol e a Lua


IROKO

Assim como Oxumarê, Nanã e Obaluaiê, Iroko é um orixá de origem daomeana. As lendas contam que foi o primeiro filho de Oxalá, o que indica que ele era o mais velho dos orixás da cultura que foi assimilada pelos conquistadores iorubanos.
Em termos de elemento, Iroko é associado a uma árvore - no Brasil, a gameleira branca. Essa identificação é a síntese de suas características. Suas fortes raízes se prendem firmemente ao chão, dando-lhe uma estrutura forte e bastante solidificada no terreno,
Seus filhos, portanto, teriam um pouco dessa "árvore" no seu corpo forte, firme. Sua definição em termos de temperamento seria a mesma: determinados, inflexíveis (às vezes teimosos) e capazes de uma cólera difícil de se aplacar.
O sincretismo de Iroko no Brasil é realizado com São Francisco de Assis. Seu dia é terça-feira e as cores, o branco e o cinza.
A saudação é "Iroko i só!" e raras são suas incorporações nas cerimônias, assim como são raros seus filhos-de-santo - um deles é a ialorixá Olga de Alaketu.(**)


(*)Fonte: Jamberesu - As Cantigas de Angola - Mário César Barcellos
(**) Planeta cultos afro-brasileiros- Os Orixás - Ed.Três - 6ªedição/Maio de 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!