A teoria psicoevolucionária integrativa das emoções é uma das mais influentes abordagens classificatórias para respostas emocionais em geral.
Ela considera que existem oito emoções primárias: raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa, curiosidade, aceitação e alegria.
Plutchik propôs que estas emoções "básicas" são biologicamente primitivas e que evoluíram a fim de incrementar a aptidão reprodutiva animal.
Plutchik argumenta em prol da primazia destas emoções demonstrando que cada uma delas dispara um comportamento que é de alto valor de sobrevivência, tal como o modo que o medo inspira a reação de lutar ou fugir.
Fonte imagem e texto: WIKIPÉDIA
* O conceito de emoção é aplicável a todos os níveis evolutivos e se aplica a animais, bem como para os seres humanos.
* As emoções têm uma história evolutiva e evoluíram diversas formas de expressão em diferentes espécies.
* Emoções servido um papel adaptativo em ajudar os organismos lidar com questões de sobrevivência chave decorrentes do meio ambiente.
* Apesar das diferentes formas de expressão das emoções nas diferentes espécies, existem certos elementos comuns, ou padrões de protótipos, que podem ser identificadas.
* Há um pequeno número de emoções básicas, primárias ou protótipo.
* Todas as outras emoções são estados mistos ou derivado, isto é, que ocorrem a partir de combinações, misturas, ou compostos das emoções primárias.
* emoções primárias são hipotéticas construções idealizadas ou estados cujas propriedades e características só pode ser inferida a partir de vários tipos de provas.
* emoções primárias podem ser conceitualizadas em termos de pares de opostos.
* Todas as emoções variam em seu grau de semelhança entre si.
* Cada emoção pode existir em graus variados de intensidade ou níveis de excitação.
Fonte:HIEROPHANT.COM.BR
As cores podem indicar nosso estado emocional:
http://inconscientecoletivo.net/cores-podem-indicar-estado-emocional-diz-pesquisador/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Boas vindas!