segunda-feira, 17 de setembro de 2012

7ºRAIO: MAGIA - CERIMONIAL

A chave do mistério
7º Raio Ordem e Organização

"A lei é: Tudo o que eu tenho é Teu." 
Joel Goldsmith

imagem: Arcobotante da Abadia de Bath
O sétimo raio está representado por um arcobotante, lembra a harmonia, a cidade de equilíbrio, de manter o seu lugar. O homem deste Raio é dominante, mas cortês, perseverante e rotineiro. Gosta da ordem, disciplina e regularidade. Adora sobressair-se, mas com categoria. Sempre com ar distinto, aristocrático, sóbrio e elegante, atinge êxito social. Sabe dizer a palavra oportuna no momento oportuno. 
Controla tanto as palavras com as situações. Rejeita uma excessiva familiaridade. Sua cortesia é fria e medida. Sua amabilidade nasce da conveniência social, não do coração.
Aqueles influenciados pelo 7º Raio sabem ser delicados e finos, demonstram urbanidade e diplomacia, porém quando consideram que devem dizer algo, sabem reagir sem gritos e violência aparente, conseguem impor as suas ideias.
O homem deste Raio é mordaz e irônico, quando detesta alguém sabe manipular as situações com mestria, para prejudicar com "classe". Nunca se precipita. Considera a impulsividade como uma característica indesejável. Ele prefere esperar o momento oportuno, e sabe ser paciente quando almeja algum objetivo.
O número 7 fala do homem completo, capaz de manifestar-se em todos os planos do ser. Dotado de bom senso para organizar e administrar, as pessoas de Magia-Cerimonial detestam a pressa e imperfeição. Eles preferem corrigir todos os detalhes, ir devagar, mas com constância. 
A harmonia entre o espírito e a matéria, entre o aspecto subjetivo e objetivo, entre seu próprio eu e o meio ambiente constituem tarefas de primordial importância para este Raio. Rejeitam o grosseiro, o emocional, impulsivo e cíclico. Acham absurdo perder tempo e energia "batendo papo", pois isso não levará os participantes a nenhuma obra válida.
Quando realizam alguma tarefa procuram a perfeição em todos os detalhes. São inimigos implacáveis da negligência. Sentem desprezo pelos impacientes e os frenéticos.
Possuem autoconfiança, não necessitam de aplausos nem apoio para atingirem seus objetivos. Acham imaturo e infantil estar procurando aprovação. Mas não dizem suas opiniões, nem dão conselhos se não são consultados. Desaprovam com seu silêncio ou com poucas palavras, mas sempre exatas. O vocabulário é cuidadosamente escolhido, como o vestuário e os gestos.
No trabalho, os influenciados pelo 7º Raio são cuidadosos, aplicados, diligentes, ordeiros e até zelosos. Cada detalhe deve ser estudado, analisado, para que nada fique fora do controle. Sentem necessidade de dominar seu meio ambiente. Nunca poderão trabalhar ao lado de alguém descuidado ou desleixado. Quando se associam com alguém preguiçoso, tornam-se intolerantes. Utilizam todos os métodos para dominá-lo e colocá-lo a funcionar segundo seus próprios pontos de vista.
Gostam do antigo e o estudo da numismática e arqueologia os apaixona tanto quanto o conhecimento da própria árvore genealógica. Os metais e as pedras preciosas, o majestoso e solene os levam a um estado de admiração.
Eles amam as pedras por elas mesmas, além do valor de mercado.
As características negativas provocam materialismo, apego às formas, intolerância, egoismo, manipulação ( atingem os seus fins por intermédio de outras pessoas, utilizando-as ), superstição. Medo do destino, do azar, desejos de utilizar artes mágicas para viver livre de energias e obstáculos no caminho.
Sempre agem com certa aristocracia, não concebem fazer as coisas descuidadamente. Todo trabalho deve ser realizado com perfeição. Procuram ter domínio da execução de cada tarefa, até fazê-la perfeita.
Confúcio, quando criança, divertia-se limpando os objetos do culto e colocando cada elemento no mesmo lugar sem alterar a ordem. Esta é uma característica do 7º Raio. Ele coloca sua forma e energia ao serviço do equilíbrio, da limpeza e da ordem, criando um cerimonial inconsciente. Horários fixos para levantar, almoçar e jantar. Lazer programado, tudo sob controle parecer ser o lema que utilizam.

imagem: Purusha - Blog "O Povo"
Meditação:
Deite, relaxe, deixe o corpo descansar, solte as tensões. Imagine que está observando um arcobotante. Dê cores e determine a forma, até que a imagem fique nítida diante de seus olhos. Repita três vezes: "estou no lugar sagrado, permaneço pacífico e criativo".

Mantras:
Om, Sri Prusuhais namaha.
É uma invocação ao espírito, ao purusha. O 7º Raio necessita atingir um maior domínio no plano espiritual e equilíbrio entre a matéria e o espírito.

Este sagrado mantra da "jóia do lótus" (a jóia é o espírito e o lótus é o mundo, a manifestação) é utilizado com êxito por este Raio. Simboliza também o domínio do espírito sobre a matéria que é a procura do Raio da Ordem e do Cerimonial.

Psicologia Oriental - Padma Patra



O SÉTIMO TEMPERAMENTO: CONCRETIZAÇÃO FÍSICA


O sétimo raio é de particular interesse para nós, porque expressa a manifestação da energia espiritual no plano físico, e tem, portanto, a função de levar à realização a tarefa e o escopo final do homem, que são os de tornar a personalidade e, sobretudo, o veículo etérico instrumentos perfeitos do Ego no plano da manifestação física.
A meta do sétimo raio é a de fazer do corpo físico-etérico o Templo do Senhor,criando, pouco a pouco, com a penetração da sua energia e a sublimação da matéria, aquele corpo glorioso que todos os Grandes Seres possuem.A natureza espiritual e as funções cósmicas do Sétimo raio são claramente sintetizadas no Tratado dos Sete Raios,
de A. A. Bailey, com estas palavras:

"A função cósmica principal do 7º Raio é a de realizar a Obra mágica de fundir o Espírito e a matéria, de modo a produzir a forma manifestada por meio da qual a vida desenvolvera a glória de Deus".

Essa função se explica em todos os reinos da natureza, e assim também no reino mineral, onde vemos o exemplo na formação maravilhosa de um cristal ou de uma pedra preciosa, que com a beleza da sua forma, das suas linhas e de suas cores, com a sua perfeição geométrica, demonstram o resultado do trabalho do 7º Raio.
No livro mencionado sobre os Sete Raios, foi dito que também a radioatividade da matéria pode ser atribuída ao influxo do 7º Raio através do reino mineral.
No reino humano essa energia produz muitas qualidades e características psicológicas, entre as quais a fundamental é a tendência inata e espontânea a "concretizar no físico", isto é, a transmitir a energia à matéria, a realizar a idéia numa obra física, a organizar, a plasmar, amodelar a matéria.
Essa tendência a concretizar pode manifestar-se em vários e infinitos modos e suas numerosas linhas, das mais humildes às mais elevadas.
Por exemplo, a agricultura é uma dessas manifestações, como o é a produtividade em qualquer campo que seja.
Outras qualidades essenciais do temperamento do sétimo raio, que, na realidade, derivam-se da primeira, são a ordem e a organização.
A ordem é tida no sétimo raio essencialmente com ritmo, como atividade ordenada.
Vejamos, realmente, como a ordem se manifesta na natureza, sobretudo como ritmo.
O suceder-se do dia e da noite, o alternar-se das estações, o retorno cíclico das fases lunares, etc. são acontecimentos que sucedem dentro de uma ordem rítmica e harmoniosa.No homem que está sob o influxo do sétimo raio há essa tendência de impor um ritmo em sua vida, de início operando sobre suas ações exteriores, e, num segundo tempo, também sobre ávida interior, quando a Alma começa afazer sentir a sua influência e quer dominar o seu instrumento.
O temperamento do 7º raio alterna, então, períodos de atividades e períodos de aparente inércia, pois segue inconscientemente os ciclos e os ritmos, sejam os da natureza, sejam os da sua energia interior, que têm,naturalmente, um movimento de fluxo e refluxo.
Em alguns livros espirituais o 7º Raio é chamado também Raio do Cerimonial ou do Ritual, e na verdade há uma conexão íntima entre ritmo e rito e todas as atividades que se desenvolvem ritmicamente, como está escrito no Tratado de Magia Branca, de A. A. Bailey.
"A Alma domina o seu instrumento mediante o ritual, ou seja, mediante a imposição de um ritmo regular, já que o ritmo é o que realmente caracteriza um ritual". 


Os 7 temperamentos humanos - Angela Maria La Sala Bata


Textos sobre outros Raios já publicados no blog 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!