domingo, 15 de abril de 2012

HEXAGRAMA 47 - K'UN - OPRESSÃO (A EXAUSTÃO)


Muitas circunstâncias desfavoráveis
criam preocupação e desânimo. 
A energia esgota-se.
A única solução é manter-se íntegro e esperar.
A roda do tempo gira, mudando todas as coisas.
Não haja impulsivamente.

Quando recebemos este hexagrama, é porque temos o espírito oprimido por certas inverdades fundamentais: acreditamos que o Poder Superior não existe; duvidamos de sua bondade, porque as coisas andaram mal; desconfiamos que ele não quer ou não pode ajudar-nos e também que a ajuda virá demasiado tarde; suspeitamos que o Destino conspira contra nós, que a situação é muito difícil e não dispomos de meios para manejá-la.
A Verdade Superior (o Sábio, o Cosmo) é a fonte de todo alimento espiritual. 
Este alinhamento ou energia essencial tem o nome de chi .
Chi primeiro flui para a nossa natureza superior e, através dela, para nosso corpo. Quando não somos fiéis a nós mesmos, a energia chi pára de fluir adequadamente. Sabemos disso porque acreditar numa inverdade gera conflito e depressão. Se continua a interrupção do fluxo desta energia ou alimento, experimentamos o que este hexagrama denomina "exaustão". A exaustão afeta tanto o eu essencial como o corpo.
Ocorrem perturbações no fluxo de chi quando abrigamos ideias que são estranhas à Verdade Superior. Este hexagrama nos orienta sobre como nos libertarmos da pressão gerada por ideias falsas.


Fonte dos textos: Dados Chineses da sorte - Ed. Nova Cultural/1985 
O Guia do I Ching - Carol K. Anthony- Ed. Nova Fonteira 
Clube do Tarô
Imagem: Picasaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!