quarta-feira, 19 de outubro de 2011

OS SIGNOS DO ZODÍACO: SUAS CORES, PEDRAS, FLORES... - 1ª PARTE - DE ÁRIES A VIRGEM



Cor: o vermelho é a cor de Marte, o governante de Áries. Em geral, todas as cores primárias brilhantes, em particular o escarlate e o amarelo, estão relacionadas a esse signo
Pedras: diamantes, granadas e pedras vermelhas
Metal: ferro e aço
Árvores: Árvores e arbustos com espinhos
Flores: Narcisos, tulipas e madressilvas
Significado da cor: O vermelho simboliza o poder, é a cor que se associa com a vitalidade e a ambição. O vermelho contribui também para a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude otimista ante a vida. É uma cor que também tem seu aspecto negativo, e pode expressar raiva. Se estamos rodeados de muito vermelho, pode influir-nos negativamente e deixar-nos irritáveis, impacientes e inconformistas. A cor vermelha está associada com os signos de Áries e Escorpião
As palavras chave da cor vermelha são: atração, amor, paixão, desejo.

Áries e o reino animal
O texugo:Um pequeno animal que briga com grande tenacidade, como um verdadeiro guerreiro, quando é atacado. O texugo simboliza a fonte de energia protetora de agressões emocionais, psíquicas, ou físicas.
O porco-espinho: São conhecidos por sua capacidade simbólica de defender e proteger.
O tubarão: Prontos para atacar e matar sem provocação. Como um simbólico totem, o tubarão pode ser um aliado de proteção e atuar como um guerreiro em tempos de injustiça.
O lobo: O lobo é inteligente, um caçador permanente, e grande comunicador. Portanto, o lobo é um grande símbolo de Áries: a força e a confiança, e sua capacidade de liderança dentro do grupo.
A águia vermelha e o falcão também estão governados pelo signo de Áries.


Cor: Azul é a cor de Vênus, o governante de Touro. Outras cores: creme e verde primavera.
Pedras: Esmeralda e lapis-lázuli.
Metal: Cobre.
Árvores: Freixo, cipreste e macieira.
Flores: Rosas, papoulas e violetas.
Significado da cor: O azul é uma cor fresca, tranqüilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente, assim como o amarelo. O azul representa a noite. O azul-marinho nos faz sentir descontraídos e calmos, como o imenso e escuro mar durante a noite. O azul claro e o azul-celeste nos fazem sentir calmos e protegidos de todo o alvoroço das atividades do dia. Também é aconselhável contra a insônia. O escuro azul da meia-noite age como um forte sedativo sobre a mente, permitindo-nos conectar com nossa parte feminina e intuitiva. Mas demasiado azul escuro pode produzir depressão. O azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de idéias e a ser criativo. A cor azul está associada aos signos Peixes, Libra, Aquário e Sagitário.
Palavras chaves da cor azul: estabilidade, profundidade, lealdade, confiança, sabedoria, inteligência, fé, verdade, eternidade. Azul-marinho: conhecimento, o mental, integridade, poder, seriedade. 
Azul claro: generosidade, saúde, cura, frescor, entendimento, tranqüilidade.

Touro e o reino animal
O urso: O poderoso urso é regido pelo signo de Touro. Conhecidos por sua lentidão, podem ser encontrados pacificamente tomando goles de água numa orla de rio, comendo erva, caçando ou atrapando peixes. Isso quando estão de bom humor. Mas, cuidado com ele. Nos momentos em que está disposto a atacar, um urso pode demonstrar uma imensa força e agilidade, capaz de movimentar-se numa velocidade assombrosa quando escapa, se defende, ou ataca. Esta dualidade entre a doçura e a força natural do urso é a mesma dualidade que reside no signo de Touro.
O touro: O touro geralmente está em silêncio, até que se desperta ou se excita. Quando enlouquece, sua força pode ser devastadora e sua atitude ameaçadora e absolutamente impressionante. A constância, a perseverança e o poder são os símbolos deste poderoso animal.
A vaca: A doméstica, pacífica e tímida vaca é outro símbolo de Touro. Estes maravilhosos animais nos dão sua imagem mais característica quando descansam ou se alimentam no pasto, quando se encontram relaxados no campo desfrutando do ambiente harmonioso ao seu redor. Uma vaca possui uma natureza doce, pacífica e serena, traços que compartilham com os taurinos.



Cores: A cor de Mercúrio, o governante de Gêmeos, é branca. Além do contraste branco e negro, suas cores são amarelo e açafrão.
Pedras: Cristal, berilo e topázio.
Metal: Mercúrio.
Árvores: Nogueira.
Flores: Lírio-do-vale, lavanda e cravos.
O significado da cor amarela: O amarelo é uma cor que contribui para a felicidade. É uma cor brilhante, alegre, que simboliza o luxo - é como estar em festa a cada dia. Associa-se com a parte intelectual da mente e a expressão de nossos pensamentos. É portanto, o poder de discernir e discriminar, a memória e as idéias claras, o poder de decisão e capacidade de julgar. Também nos ajuda a organizar-nos, a assimilar as idéias inovadoras, e contribui para a habilidade de ver e compreender os diferentes pontos de vista.
Pelo lado negativo, esta cor pode contribui para o medo ou temor a certas coisas.
O amarelo está associado com os signos de Gêmeos, Leão (amarelo escuro), Touro (amarelo e ocre) e Virgem.
Palavras chaves da cor amarela: felicidade, alegria, inteligência, inovação, energia, sol, fortaleza, poder.

Gêmeos e o reino animal
O coiote: O primeiro dos símbolos de Gêmeos é o coiote, animal que nas culturas nativas é um ser astuto e bastante a enganador. Diz a lenda que o coiote é muito menos temível do que sua reputação e é, em realidade, um jogador. Esse sentido do jogo é como o de Gêmeos, um sentido de dualidade, em termos de luz e escuridão, e de comunicação e inteligência.
A raposa: Este é outro dos símbolos de Gêmeos. As raposas são muito inteligentes, rápidas e difíceis de definir. São criaturas noturnas, em alerta, que preferem caçar enquanto todos os outros animais desfrutam do sonho. Simbolicamente falando, a raposa representa a agilidade, a inteligência rápida, o secretismo e o humor.
A libélula: Magra e com um corpo multicolor, ela vai de um destino a outro em questão de segundos. A presença desta criatura energética pode ajudar a acelerar o tempo e a encher de vida e vitalidade um lugar. As libélulas são ideais como totens e um grande símbolo de Gêmeos, por sua precisão e seu caráter direto de pensamento e de ação, assim como na vertente de seu caráter aventureiro e amante da diversão.


Cores: Prata e cinza são as cores da lua, governante de Câncer. Prata, azul e verde marinhos estão relacionados a esse signo.
Pedras: Pérolas e pedras lunares.
Metal: Prata.
Árvores: Salgueiros e pereiras.
Flores: Margaridas.
O significado do prateado: O prateado é a cor da lua, que está sempre mudando. Está relacionado com a parte feminina e emocional, os aspectos sensíveis e com a mente. O prateado equilibra, harmoniza, e é uma cor que ajuda a limpar-se interiormente. A cor prateada está associada aos signos de Gêmeos, Câncer e Aquário.
Palavras chaves da cor prateada: estabilidade, sensibilidade, versatilidade, cerebral, independência, paz, tenacidade.

Câncer e o reino animal
O caranguejo: é o símbolo ideal para a alma do signo de Câncer. Com sua dura carapaça exterior obtém a proteção contra os depredadores, e suas pinças servem para atacar, defender e recolher alimentos. O caranguejo leva a vida dando dois passos adiante e um para atrás. É feroz à defensiva quando ameaçado pelas circunstâncias externas. Explora as emoções profundas, sobretudo o medo, a insegurança, o valor, e a ira. Pode coexistir com a força e o poder, o que lhe proporciona uma força sem precedentes sobre todos.
A tartaruga: Similar ao caranguejo, este animal é governado por esse signo de água, e sua casca dura expressa a proteção contra os elementos perigosos. Como um totem, a tartaruga é útil para a segurança, a proteção e a estabilidade de quem precise.
O pato: outra criatura terrena governada pelo signo de Câncer. Um dos maiores talentos do pato é a forma com que submerge nas águas profundas em busca da presa… Significa a capacidade de exploração dos oceanos emocionais e reinos ocultos dentro de nós mesmos.


Cor: Sua única cor é ouro.
Pedras: Rubí, diamante e jacinto.
Metal: Ouro.
Árvores: Palmeiras, cítricos e rododendros.
Flores: Girassol.
O significado do dourado: A cor dourado, assim como o amarelo, está associada ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder. Também está relacionada com os grandes ideais, a sabedoria e os conhecimentos. É uma cor que revitaliza a mente, as energias e a inspiração, afasta os medos e as coisas supérfluas. A cor dourado claro é excelente para a depressão e equilibra a mente. A cor dourado está associada ao signo de Leão.
Palavras chave da cor dourado: cor sobrenatural, realeza, símbolo do dinheiro, riqueza, essência do espírito divino, abertura espiritual, fortaleza.

 O Leão e o reino animal.
O leão: O rei da selva é regido pelo signo de Leão. Magnífico, real e poderoso, o Leão caminha pelo deserto e pode transformar sua força num perigoso e violento ataque a uma presa em questão de segundos. Este animal é um dos mais respeitados e exige atenção onde quer que vá. Sua natureza simbólica faz com que o leão seja um totem ideal que expressa força e proteção, e projeta a imagem de um guerreiro cheio de energia e confiança.
O alce: Sua altura e comprimento fazem deste animal uma figura imponente, emissora de um forte sinal ao início da época de acasalamento, e com força e tolerância para manter um trote rápido durante longos períodos de tempo. Os chifres do alce têm um significado popular: a força da libido. O alce se converte num totem ideal quando se busca solucionar problemas como a infertilidade e a impotência e quando se deseja aumentar a resistência e a tolerância.
O robin: Este alegre passarinho de peito vermelho aparece como um dos primeiros signos da primavera. Este "sol" de passarinho também é governado por Leão. Se encontra em parques, pátios, campos de cultivo, bosques abertos… em todos os lugares onde um pouco de alegria é bem-vinda. Como um totem, o robin inspira confiança, auto-afirmação e sensação de liberdade, a expressão de um espírito livre.



Cores: O branco é a cor de Mercúrio, o governante de Virgem. Outras cores: azul claro e cores doces.
Pedras: Jaspe rosado, jacinto e topázio.
Metal: Platina.
Árvores: Cerejeiras e bétulas.
Flores: Alpinas e plantas de rocha.

Virgem e o reino animal
O esquilo: Este animal é tão eficiente e orientado aos detalhes como o signo de Virgem, que o rege. Workaholic (viciado em trabalho) radical, perambula pelos arredores procurando alimentos e materiais para seu ninho sem parar. Organizado e com recursos, o esquilo sempre sabe do que precisa. São estes atributos simbólicos que inspiram hábitos de frugalidade, prudência e uma visão da vida com um viés inquisitivo e curioso.
O rato: Esta adorável e diminuta criatura está também governada pelo signo de Virgem. São seres com recursos e resistentes, grandes sobreviventes, no verdadeiro sentido da palavra. Simbolicamente, o rato é um bom totem porque nos mostra que é possível atravessar qualquer situação difícil com uma ação rápida e inteligente.
A abelha: Este formoso e perigoso produtor de um dos alimentos mais doces e preciosos que se encontra na natureza, a 'ocupada e laboriosa' abelha, é uma 'criança de Virgem'. O signo de Virgem é regido pelas normas da comunicação, do serviço e do trabalho organizado… os mesmos elementos que são claramente visíveis na abelha em seus afazeres cotidianos. As abelhas se comunicam quase a nível telepático e trabalham como uma comunidade unida para atingir o bem comum, sendo muito protetoras de seus aliados.

LEIA A 2ª PARTE AQUI

Fontes textos e imagens 
http://www.euroresidentes.com/portugues/os-12-signos-do-zodiaco/signos-do-zodiaco.htm
http://www.euroresidentes.com/portugues/cores-do-zodiaco/significado-vermelha.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Signos_zodiacais
http://arcanodezenove.blogspot.com.br/2011/10/os-signos-do-zodiaco-suas-cores-pedras_20.html

7 comentários:

  1. Olá,
    onde está a segunda parte?
    o link indicado não funciona.
    grata!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônima!

      Agradeço por seu comentário e informação.
      O link da 2ª parte está consertado, caso queira copiá-lo ele está logo abaixo:

      http://arcanodezenove.blogspot.com.br/2011/10/os-signos-do-zodiaco-suas-cores-pedras_20.html


      Abraços.

      Excluir
  2. Adorei seo Blog,mas não falou quase nada de sagitário.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      Grata pela visita.
      Não sei se você acessou a segunda parte deste post, segue então o link:
      http://arcanodezenove.blogspot.com.br/2011/10/os-signos-do-zodiaco-suas-cores-pedras_20.html

      Se quiser ver outras coisas sobre Sagitário veja em:

      http://arcanodezenove.blogspot.com.br/2012/11/sagitario-o-autentico-errante.html

      http://setasparaoinfinito.blogspot.com.br/search/label/Sagit%C3%A1rio

      http://setasparaoinfinito.blogspot.com.br/2012/11/meditando-com-os-signos-de-sagitario.html

      Espero que goste.

      Bjs.

      Excluir
  3. Muito bom tudo perfeito

    ResponderExcluir
  4. Leão e suas Peculiaridade!
    Sua cor é o ouro.[única]
    Sua flor o Girassol.[única]

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive uma forte conexão com o verde da esmeralda, me gera bastante energia positiva.

    horoscopo diario

    ResponderExcluir

Boas vindas!