domingo, 30 de outubro de 2011

ARCANO XIII - A MORTE ( O CEIFADOR )


Descrição: Um esqueleto caminha segurando uma foice de lâmina vermelha. Cabeças, pés e mãos surgem da terra negra. A lâmina vermelha passa entre plantinhas azuis e amarelas.

Simbolismo: O número 13 corresponde a um recomeço, a uma reconstrução.Considerado desde a Antiguidade como de mau agouro, ele indica, contudo, uma transformação salutar.A influência de Saturno sublinha o decurso do tempo, a lentidão da atividade, as provações, a fatalidade e o outono da vida. Apesar desta lâmina parecer inquietante, ela indica antes de tudo uma transformação e não necessariamente a morte.O Ceifador é um esqueleto, porque ele se despojou de toda aparência superficial e provisória: A Verdade interior se revela e a vida se transforma pela passagem de um estado a outro.
A partir do século XV, a foice apareceu nas mãos do esqueleto para simbolizar a morte, porquanto esse instrumento corta tudo aquilo que tem vida. Mas a foice assim como a foicinha são apenas instrumentos agrícolas que marcam os ritmos de estações que se escoam incansavelmente... Certamente sabemos que temos a morte à nossa frente, mas mantemos sempre a esperança de uma nova vida. A coluna vertebral do esqueleto é, aliás, materializada por uma espiga de milho.A lâmina vermelha poupa as cabeças, os pés e as mãos que emergem da terra. As mãos estão prontas para agir, e os pés vão permitir a progressão das idéias, marchando para uma reconstrução. Com a libertação de todas as exigências materiais, vê-se a paz e a serenidade nos dois rostos que parecem sair da terra escura. O Ceifador nos faz compreender que é preciso aceitar o passado para reconstruir, visto que nada cessa na vida... tudo continua.



O número da Regeneração e da Mudança

Segundo Linda Goodman, em seu livro Signos Estelares: "O 13 não é um número azarado, como muitos acreditam. Os antigos alegavam que "àquele que compreende como usar o 13, será dado poder e domínio" O 13 é um número de revolta, para que o novo solo possa ser cavado. Está associado ao poder que, usado com propósito egoísta, atrairá a destruição sobre si. Há um alerta sobre o desconhecido e o inesperado. Uma adaptação à mudança produzirá agradavelmente a força da vibração 13 e diminuirá qualquer potencial para o negativo. O 13 está associado ao gênio - e também aos exploradores, que rompem a ortodoxia e fazem descobertas de toda espécie."



Símbolos de Waite: Em vez da morte, os 4 cavaleiros do Apocalipse com a bandeira preta; dentro, a rosa mística, símbolo da vida e dos desejos purificados. No elmo, uma pena vermelha, símbolo alquímico da Pedra Filosofal. O rio como imagem do movimento eterno e do desenvolvimento; sobre ele o barco fúnebre do faraó - o caminho para uma nova vida. Em segundo plano, o sol como símbolo da imoralidade. Rei, mulher e filho se ajoelham,ao passo que o sacerdote enfrenta a morte de pé - força dada pela certeza da fé. A morte é a passagem natural para a próxima etapa da existência.





Citações:
" Nada é mais criativo do que a morte; pois ela contém todo o mistério da vida. Significa que é necessário abandonar o passado, que não é possível fugir ao desconhecido, que o EU não pode ser eterno e que nada está estabelecido definitivamente. Quando um homem sabe disso, vive pela primeira vez em sua vida. Quem segura a respiração a perde, mas se a deixar fluir ele a encontra." Alan W. Watts

" O fato central da minha vida é minhas morte. Depois de algum tempo, tudo se dissolve no nada. Sempre que tenho a coragem de encarar esse fato de frente, minhas prioridades se tornam claras... Não desperdiço energias com ilusões. Minha imagem não tem importância. Não me pergunto se estou agindo com acerto ou não: faço o que faço e sou o que sou. Basta! " Sheldon Kopp


Textos:
ABC do Tarô de Collete H. Silvestere - Círculo do Livro
Signos Estelares de Linda Goodman - Ed. Nova Era 
Manual do Tarô de Hajo Banzhaf - Ed. Pensamento
Imagens 1, 2 e 4:
http://insightfulvision.com/gallery-arcanes1.php
http://insightfulvision.com/gallery-papus-.php
Tarot Art Nouveau por Antonella Castelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!