quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O ARCANO XI - A FORÇA


Simbolismo: O número 11 marca um conflito. O UM contra o UM simboliza a luta interior entre dois antagonismos. As influências de Marte e Júpiter sublinham, de um lado, a luta,a coragem e a energia e, de outro, a eficácia, a autoridade, o poder.     
A jovem e o leão representam a oposição de duas forças que se harmonizam para chegarem à unificação e ao poder. Esta mulher de semblante doce e tranquilo porta um chapéu em forma de 8 que lembra o do Mago; o sentido de poder espiritual é confirmado pela pequena coroa de ouro colocada em cima desse chapéu.
Os braços e as mãos estão em destaque, pontuando uma atividade e uma criatividade fundadas na razão.
A jovem exibe toda a sua energia interior e exerce sobre o leão uma pressão sem brutalidade. Emblema de soberania, esse animal mostra o potencial de seu instinto e orgulho, assim como a convicção de sua superioridade. Contudo, aqui ele se submete sem revolta e sem agressividade.
Um forte magnetismo emana desta mulher, de aparecia frágil, que domina facilmente o leão.
Duas forças poderosas se harmonizam e nos fazem tomar consciência de que todos possuímos, dentro de nós, o poder de dominar todas as situações difíceis.

Síntese: Com a Força, dominam-se todas as dificuldades, graças ao controle interior. Os trunfos necessários para vencer os obstáculos são concedidos.


Imagem:Taro of Marseille (Grimaud)
Texto:  ABC do Tarô - Colette H. Silvestre - Círculo do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!