quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SALVE,TEMPO!

Kitembo Rei de Angola
imagem:Tempo/Iroko - por Salles Tenório
Quatro é o número da Terra; quatro foram os dias que Olorum levou para criar o mundo; para  cada dia, Olorum criou quatro Odus – num total de 16.
Quatro são as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno;
quatro são os elementais da natureza: água, terra, fogo e ar.
Ligado a ao número quatro, está o Nkisse (orixá) Tempo – de origem Angola e Congo – semelhante ao Iroko, da Nação Ketu e a Loko, da Nação Jeje.

Tempo é o senhor das estações do ano; regente das mutações climáticas.
Tempo está sempre em movimento, entre uma e outra extremidade dos pólos. Ora está em Exu – equilíbrio negativo do  Universo – ora está em Oxalá – equilíbrio positivo do Universo – ora intermediário entre um e outro pólo.
Tempo é equilíbrio e desequilíbrio, ao mesmo tempo.
Ele é o instante o agora, o segundo, o minuto, a hora.
Nas casas de Angola, Tempo é reverenciado com o Pai da Maionga,  do banho, que vai purificar o corpo dos seguidores e iniciados no culto, no momento de maior energia, e vibração deste Inquice (Orixá).
Tempo está ligado ao meio ambiente, pois qualquer choque ambiental tem a sua regência. Ligado intimamente aos quatros elementos da Natureza, Tempo viaja por todos eles, num movimento constante, alterando infinitamente o  tempo.
Sem esse movimento, viveríamos o mesmo segundo sempre, melhor, "sempre" não existiria. Com o tempo parado, não poderia existir vida de nenhuma espécie.
A este inquice,  também chamado de Kitembo, foi designado o controle do ambiente, a passagem dos segundos, minutos e horas, dando sentido aos dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos e milênios. Ele é o próprio nome: Tempo.
Tempo (Kitembo) rege as estações do ano. Ele é o responsável pela passagem de uma estação  para outra. Está ligado ao frio, ao calor, à seca, às tempestades, ao ambiente pesado e ao ambiente agradável.

Tempo é primavera: período da beleza das plantas, do nascimento e do desabrochar das flores, do clima agradável, do frio gostoso e do sol morno, sadio; período em que a Natureza é mais colorida e talvez mais bela de ser ver.
Tempo é verão: período de forte calor, de sol escaldante, de temporais, enchentes.
Tempo é o outono: período de mudança das plantas, dos ventos fortes, do clima meio nublado, sem beleza, mas de fundamental importância para o surgimento de um novo ciclo de vida.
Tempo é inverno: período de frio, seca, estiagem, ambiente gelado e úmido.


Kitembo está associado à escala do crescimento.
Sua ferramenta é uma escada com uma lança voltada para cima, em referência ao próprio tempo. É a energia em constante deslocamento nos quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Viaja por rodos eles constantemente, sem parar. E nem poderia!

Imagem: Orixá Tempo, por Gil Abelha

Mitologia
Os Angolas e os Congos, que cultuam os antepassados, contam uma historia sobre esse Inquice. Relatam que ele era um homem muito agitado, que resolvia várias coisas ao mesmo tempo e realiza várias tarefas de uma só vez.
Reclamava, entretanto, que o dia era muito pequeno e que não conseguia realizar tudo aquilo que desejava, nos prazos estabelecidos por ele mesmo. Reclamava demais. Cobrava de Nzambi (Oxalá nas nações  Angola e Congo) ter nascido lento e incapaz de realizar tudo o que pretendia, mesmo que, na realidade, fosse um homem forte, veloz, astuto e competente. Mesmo assim, não se considerava capacitado para realizar seus objetivos e acusava Nzambi de ter feito o dia muito pequeno.
Um dia, Nzambi lhe disse:
- Parece que errei em sua criação pois, você é muito apressado.
E ele retrucou  a Nzambi:
- Não tenho culpa se o Senhor, Pai, fez  o dia tão pequeno. As horas são tão miúdas que não dá tempo para realizar tudo aquilo que planejo!
E Nzambi, aborrecido, mas admirado pela coragem do seu filho, determinou então:
- Já que você considera que o tempo é pequeno, passará,então,a controlá-lo e administrando as estações do ano. Andará pelo fogo, pela água, pela terra e pelo ar. Não terá, mas problemas de tempo. Será,  então conhecido como Tempo e regerá os movimentos da Natureza.

Trechos do texto publicado em:http://akodimakamba.blogspot.com.br


fonte da imagem:http://www.yalode.com.br/

E olha o Tempo,
Vira o Tempo
e olha do Tempo
o Tempo virou.
Salve,Tempo!


2 comentários:

Boas vindas!