terça-feira, 4 de outubro de 2011

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS/MESTRE KUTHUMI

"Mede-se o grau de civilização de um povo pela forma como ele trata os animais. "
Alexander Von Humboldt (1769-1859), naturalista alemão

São Francisco, por Bax

Uma das encarnações de Mestre Kuthumi foi Francesco Bernardone (1182 – 1226), filho de um mercador de tecidos muito rico, herdou a finura de espírito do pai e o romantismo da mãe. Teve uma juventude agitada e brilhante: participava dos torneios esportivos em Assis e sempre se destacava. Por volta dos 20 anos passou a interessar-se pela religião. Vai preso (foi o primeiro a questionar o capitalismo), fica doente, ocasião em que começa a ter visões. Ao sair da prisão doa todos os seus bens e começa a esmolar (certa ocasião um leproso lhe pede uma caridade e Francesco sente repugnância, mas vencendo o próprio sentimento, oferece a sua esmola e ainda beija-lhe a mão).
Envergonhado o Pai vai aconselhar-se com o Bispo que sugere exigir de volta todo o dinheiro que o filho havia dado aos pobres. Feito isso e não tendo mais nada, tira a roupa do corpo dizendo que era apenas o que possuía e que daí em diante não mais diria pai Bernardone e sim Pai Nosso que está no céu.
Alguns amigos o acompanharam nesse novo modo de vida, que foi o começo da Primeira Ordem Franciscana. Dois anos depois, uma jovem de nome Clara junto com algumas amigas também uniram-se a ele quando foi fundada a Segunda Ordem Franciscana ou Ordem das Clarissas. Tempos depois esse grupo possuía mais de 5 mil frades e também a Terceira Ordem Franciscana.
Jamais alguém se irmanou mais do que Francisco de Assis com o sol, a Lua, as Estrelas,  as flores, os animais e pássaros, com os quais conversava. Foi dele a ideia de comemorar o Natal em torno do presépio.
Heloísa Lassálvia




Sugestão para um Ritual:
-Acenda uma vela amarela.
-Visualize sobre a cabeça um cálice de luz dourada simbolizando a elevação da sua consciência aos planos superiores de luz.
-Faça seus pedidos, pedindo também que sejam abençoados com discernimento, sabedoria, compreensão, tolerância, passividade, generosidade, espírito de compreensão, humildade e fraternidade, que são as virtudes da Chama Dourada do 2º Raio Cósmico de Mestre Kuthumi.
-Faça as orações abaixo, as quais foram escritas por São Francisco de Assis.

Oração de São Francisco
Senhor,
fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais,
consolar, que ser consolado,
compreender, que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe,
é perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna.
Amém.

Prece do Amanhecer
Senhor,
No silêncio deste dia que amanhece,
Venho pedir-Te a Paz, a Sabedoria, a Força.
Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor,
ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Ver além das aparências, teus filhos,
Como Tu mesmo os vê, e assim... não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos de toda calúnia,
Guarda minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
Que todos quantos se acheguem a mim,
Sintam a Tua Presença.
Reveste-me de Tua beleza, senhor,
E que no decurso deste dia,
Eu Te revele a todos.
Que assim seja!
       

Benção para os animais
Abençoado sois vós, ó Deus
Criador de todas as criaturas vivas.
No quinto e sexta dia da criação
Vós criastes os peixes nos oceanos,
Pássaros no ar e animais na terra
Vós inspirastes São Francisco a chamar todos os animais
De seus irmãos e irmãs
Pedimos para que abençoe este meu amigo animal
Pelo poder do Vosso Amor
Fazei com que ele viva de acordo com Vosso plano divino.
Que sempre possamos louvar-vos,
Por toda a beleza da criação
Abençoado sois vós, nosso Deus,
Presente em todas as vossas criaturas.
Amém

Se o homem pensasse como os animais
(Autor desconhecido)

Se o homem pensasse como o pássaro...
festejaria cada amanhecer com uma linda canção.

Se o homem pensasse como o cavalo...
ultrapassaria os obstáculos com classe, firmeza e determinação.

Se o homem pensasse como o cão...
faria do amor uma constante troca de carinho, lealdade e fidelidade.

Se o homem pensasse como o gato...
teria calma e equilíbrio em qualquer dificuldade.

Se o homem pensasse como a abelha...
constataria que nada se constrói sozinho.

Se o homem pensasse como a formiga...
veria que trabalho e sucesso trilham o mesmo caminho.

Se o homem pensasse como a baleia...
veria a importância do poder da solidariedade.

Se o homem tivesse a pureza e a simplicidade de ser dos animais...
a paz mundial deixaria de ser um sonho para tornar-se uma realidade.


Fonte: Carmen Balhestero ( www.pax.org.br  - http://dopranaaluz.blogspot.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!