sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ARCANO XII - O PENDURADO/ HEXAGRAMA 12 P'i - A ESTAGNAÇÃO



Descrição: Um homem jovem pendurado pelo pé num galho apoiado em dois troncos que apresentam, cada um deles, seis galhos cortados. A perna direita está dobrada, formando uma cruz, com a outra, as mãos estão atadas as costas.

Simbolismo: O número XII simboliza o Universo, tanto na sua complexidade interna quanto no seu desdobramento "espaço-tempo". A influencia de Netuno acentua a falta de energia, conduzindo a depressões. Mas este planeta manifesta também um certo misticismo.
Como não tinha mais como enfrentar as dificuldades e lutas por que vinha passando, o rapaz pendurou-se voluntariamente pelo pé. Uma das pernas está amarrada por uma corda a um galho de árvore cortado, que simboliza o lenho do sacrifício. A outra perna, dobrada, fica livre para qualquer movimento. Sem nenhum entrave, ela está pronta para uma ação e oferece a possibilidade de uma libertação .
Os braços atados às costas nos escondem as mãos, sinônimo de atividade. A imobilidade é completa.
Esse jovem aceita seu destino. Os dois troncos que sustentam o galho do sacrifício estão associados aos bastões dos arcanos menores. O bastão, imagem do poder, está aqui imobilizado no seu movimento, confirmando uma renúncia ao comando.
Nos dois montículos verdes brota a erva dos feiticeiros ou a mandrágora, o que prova que o sacrifício é uma semente rica que sempre traz seus frutos. O mesmo se pode dizer sobre as doze cicatrizes vermelhas deixadas pelos galhos seccionados.
A seiva, tal como o sangue, prova que a vida é um perpétuo renascimento... A realidade material escapa ao  Pendurado, mas não nos deixamos iludir sobre sua inatividade, porquanto ele se amarrou como um homem prudente dotado de um grande poder espiritual.

imagem: Tarô Adivinhatório*

Personalidade: A renúncia e os bloqueios conduzem a provações e sacrifícios. O Pendurado anuncia a submissão, a impotência, a passividade, a dádiva de si e a renúncia

Saúde: Depressões nervosas e perdas de vitalidade devem ser temidas.

Espiritual: A evolução interior se orienta para uma progressão espiritual e mística.

Diversos: Associada à lâmina XV, o Diabo, esta lâmina anuncia abusos de confiança de toda ordem.

Síntese: Se bem que esta carta seja a da renúncia e do sacrifício, o Pendurado, é receptivo a todas as forças cósmicas. O estado de espera permite compreender como se devem transpor as etapas da vida.(*)


HEXAGRAMA 12 - P'i -  A ESTAGNAÇÃO


Não há uma saída fácil, não existe nem dialogo nem compreensão.
 As forças criativas se afastam e a mesquinhez avança.
 É conveniente retirar-se e procurar a resposta dentro de si mesmo,
 para salvar a consciência e a dignidade.(**)



Textos:
ABC do Tarô, por  Colette H.Silvestre / Círculo do Livro(*) 
Dados Chineses da Sorte/1985 / Nova Cultural (**)
Imagens:
http://izaeirado.blogspot.com/2011/08/numerologia-de-agosto-de-2011.htm
http://drbachflower.blogspot.com/2011/08/os-arcanos-do-taro-e-os-florais-de_30.html
YI King Cards por Paul Iki - Picasaweb 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!