BARACK OBAMA - A VITÓRIA DA SIMPATIA

Foto oficial de Obama, como senador pelo Illinois
Há certas pessoas que eu sei que jamais (quem sabe) poderei conhecer pessoalmente; entre milhões delas, está o Presidente Barack Obama. 
Sou uma simpatizante dele.
Por conta disso, quis saber um pouco mais sobre a questão da simpatia, de ser simpático e sua variações.
Acabei encontrando um artigo muito bom, escrito por Célia Leão (Revista Você S/A), que de pronto me chamou a atenção pelo subtítulo:

"Sabe o que é empatia? 
Se colocar no lugar dos outros é um bom passo para ser querido

Simpatia, empatia, apatia. Essas três palavras derivam do grego pathos, cujo significado é emoção de compaixão. Simpatia é sinônimo de similaridade, antipatia é sinônimo de rejeição. Apatia significa ausência de sentimentos e empatia quer dizer sentir com o outro, imaginar- se no lugar de outro, entender os sentimentos, idéias, motivos e ações do outro."
Continue lendo  aqui

Creio que simpatia e empatia são palavras que definem bem o que Barack Obama consegue passar como imagem de um bom governante.
Alguém que tenta se colocar no lugar do outro, ser ele mesmo e ser sincero.
Coisa bem diferente do que acontece aqui no Brasil com a "nossa" (minha é que não é) presidente, que pelo menos para mim, passa a imagem de uma pessoa fria e distante.
O que de fato me incomoda na presidente, é que ela parece estar sempre em campanha eleitoral, prometendo coisas, com o dedo em riste, sem qualquer traço de SIMPATIA e muito menos  EMPATIA. Creio que esta seja  uma das causas de minha ANTIPATIA por este o governo atual, além de outras coisas como o descaso com a SEGURANÇA PÚBLICA, DROGAS, EDUCAÇÃO E SAÚDE, coisas prioritárias que estão deixadas de lado, para valorizar banalidades como Copa do Mundo, Olimpíadas, construção de aeroportos e estádios de futebol (que em alguns casos, se tornarão elefantes brancos após estes eventos), tudo isso apenas para inflar egos, tenho a impressão que o povo é visto apenas como um número - o tal do PIB - ou uma caixa registradora - onde pode ser sacado a todo instante, mais um imposto para os "cofres públicos" - e o resto que se lixe.

Bem, após este desabafo, voltando para o lado bom das coisas.
O que me levou a postar sobre a reeleição do presidente americano, é na verdade um  desejo sincero de que a vitória dele represente mais do que uma posição de poder político, mas que seja uma nova oportunidade de refazer, de recomeçar, de reconstruir.
Uma vitória do bem, da leveza e da inteligência.
Good luck , Obama!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO AO JUSTO JUIZ - ORAÇÃO DA PROSPERIDADE - ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO

NÓDULOS LUNARES - DESCUBRA QUAL É O SEU CARMA

OS SIGNOS DO ZODÍACO: SUAS CORES, PEDRAS, FLORES... - 1ª PARTE - DE ÁRIES A VIRGEM